O que é café especial - Ogum café | homem com tatuagens no rosto e nas mãos segurando um coado com móveis e plantas ao fundo

O que é Café especial?

Para entendermos o que é café especial primeiramente precisamos recapitular o que é café. Começamos com uma fruta (sim, o café é uma fruta, dá para acreditar??). Eu gosto de dizer que se a plantação teve um bom cuidado desde o início, as chances da produção ser de um bom café é gigante (mas, é  claro que manter essa boa plantação é  uma tarefa árdua). Daí tudo se diferencia na forma que colhemos o café e no seu beneficiamento. Nenhum produtor sabe se o café, no final de todo o processo que é  longo –,conseguirá atingir a pontuação correta para ser considerado especial. Não existe nenhuma garantia.  

Mas como ele se torna especial??? Bom, assim que o café passa por todo o processo de colheita, beneficiamento e secagem, um especialista, que chamamos Q-grader (do ingles Quality Grader, traduzido livremente para avaliador de qualidade) pega algumas amostras do café cru e leva para uma sala de análise onde ele fará um cupping (processo de prova do café). Durante esta prova ele preenche uma planilha com algumas pontuações. O máximo que o café pode ter  são 100 pontos, e a pontuação mínima para o café ser considerado especial são 80 pontos. Ou seja, todo café que atingir uma pontuação de 80 ou mais pontos ao ser avaliado por um Q-Grader é considerado um café especial. Mas, já existem algumas vozes que falam que provavelmente esse corte mínimo irá aumentar para 84-85.

Todo esse processo de prova a planilha de pontuação, a forma que o café deve ser avaliado é padronizado por um órgão chamado SCA (Speciality Coffee Association, em português Associação de Cafés Especiais) que regula tudo sobre cafés especiais no mundo.

Agora você sabe o que é um café especial: são todos cafés que através de uma prova padronizada pela SCA atingem ao menos 80 pontos em 100. Vale a pena lembrar que o mais importante é que você goste do café que você toma. A pontuação só serve de referência para controle de qualidade. Nem todo mundo tem o mesmo paladar e o café que lhe agrada pode não agradar tanto aos seus amigos e familiares. O único jeito de não errar, é provando!

Voltar para o blog